quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como decorar sua cozinha com mini-hortas

 


     Como adooooro ideias sustentáveis como por exemplo, ter sua própria horta em casa, estive pensando como implementar isto no meu futuro cafofo. E cheguei a conclusão que, com criança (como é o meu caso), fica complicado manter uma horta muito grande, por isso me encantei com a ideia de manter pelo menos uma mini-hortinha de temperos que pode ser plantada até mesmo em canequinhas. É fácil de ser mantida e o melhor: pode decorar minha cozinha com ideias muito simples...

Percebi que as canecas grandes se tornaram as vedetes para abrigarem os vasinhos das mini-hortinhas..

Reparou como foram criados pequenos nichos nesta pia onde foram plantados os temperos? 

Pendure vasinhos coloridos na janela e voilà...você tem temperos cheirosos e saudáveis e uma decoração original para a sua cozinha!

se preferir..um belo e único vaso de cor neutra acomoda os vasinhos e embeleza sua cozinha.

Sabe aquelas xícaras velhas e trincadas que você morria de pena de jogar fora? Agora não precisa mais...é só usá-las como porta vasinhos...e não esqueça da areinha no fundo...afinal....a dengue tá por aí...

Mas se preferir xícaras novinhas não tem problema, se joga na ideia e seja feliz!

           E se você pensa que só a cozinha merece este adorno.....se enganou...dá uma olhada em outros cômodos que ganharam este carinho...

Essa ideia eu achei TUDO! (Como diria minha prima adolescente), o gênio criador pegou uma moldura, colocou uma tábua resistente, pegou garrafinhas pet e cortou pelo meio, encheu de terrinha, adubinho, etc etc, plantou suas mudinhas de erva e conquistou um belo quadro de natureza viva! Isso é o que eu chamo de obra de arte...(deixa Picasso no chinelo..rsrs)

Esse conjunto de vasos suspensos deve ficar lindo numa varanda bem ensolarada (ah! lembre-se de deixar sua mini-horta em um local com bastante sol. Se quiser umas dicas sobre como cultiva-la dê uma olhadinha aqui no site da revista Casa e Jardim, ou aqui no Blog Rainhas do Lar.)

Se você tem uma sapateira como essa guardada no fundo de uma armário, você pode dar um melhor destino à ela: acomode lindos vasinhos e decore sua varanda!

Olha que ideia inteligente a utilizada para este vaso, simples e útil. Resolve o problema de quem não tem um lugar com muito sol  em seu apartamento (já pesquisei no gúgol  mas não consegui encontrar onde é vendido...mas juro que vou continuar minhas buscas e um dia acho esse meliante....ah se acho...e posto aqui para vocês)

Essa é outra ideia genial para quem tem problema para encontrar lugares ensolarados em seu lar...pelo menos a luz artificial pode ajudar...e fica muito interessante na sala de estar!


Esses são bem simples mas não deixam de ser bonitos, e servem para mostrar que não é preciso muita coisa para começar a praticar o plantio da mini-horta, se você namora essa ideia a tempos....pare de adiar e mexa esse traseiro gordo! kkkkkkkkkkk...largue a net (mas volte logo! por favor!) e vá conquistar o seu sonho da mini-horta própria!

Agora re-pa-ra nesses vasinhos em forma de ramalhete...de uma delicadeza sem tamanho!












Veja o colorido que esses vasinhos trouxeram a este ambiente, puro capricho!









E se você está pensando em como revestir os vasinhos de cerâmica para ficarem mais coloridos tá aqui uma ideia bem legal: use meias! No Blog Cheiro de Mato a Thais explica que é simples, "só é preciso cortar o fundo da meia para deixar a base nivelada. De arremate faça uma vira de um ou dois dedos para dentro do vaso."





        Outra ideia legal é encapar com balões de aniversário (ou bexiga para os mais íntimos), você corta o fundo, mas pouquinho senão esgarça o pobre do balão, encaixa embaixo e reveste até o topo de do vaso, e finaliza como nas meias, talvez precise cortar um pouquinho a parte de cima também...Eu com minha mania de confiar na memória (que depois que a dona Sofia nasceu e minhas noites e até manhãs tranquilas de sono se acabaram) não anotei o bendito nome da pessoa que inventou essa técnica, não copiei imagens, (Fica muito lindo! Dá um efeito emborrachado), nem tenho arquivado o modo de fazer. Mas se eu encontrar eu atualizo aqui, e pode confiar, fica muito legal!

Outra boa ideia a sobre o assunto hortas e aliás, super sustentável, você encontra no blog Ideias Verdes, o Álvaro Sad explica melhor sobre este pequeno móvel que tem todo um sistema para manter sua horta vivinha da silva, bela e formosa decorando com primor o cômodo agraciado com a sua presença !



        E para quem procura por uma horta maior e não tem muito espaço em seu quintal, que tal ocupar os muros e garrafas pet? Simples assim, você embeleza o seu muro e ganha legumes fresquinhos, dá até para plantar flores e criar um jardim como mostrei neste post a ideia genial do Marcelo Rosenbaum intitulado Faça-vc- mesmo: Jardim de Parede de Garrafa Pet.




        Obrigada pela companhia, espero ter ajudado de alguma forma!
        Dúvidas, opiniões, vontade de bater um papinho, não hesite, comente! Estamos aqui para isso!

9 comentários:

  1. nossa....parabens!foi alem do que eu procurava.muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. nossa....parabens!foi alem do que eu procurava.muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!👏👏👏👏 Estou a procura de sapateiras. Vc tem alguma ideia?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!!!
    Muito bom, superou minhas expectativas :D

    ResponderExcluir

  5. Se você quer renovar o ambiente, e não quer se preocupar com reforma, a melhor opção é colocar os Adesivos na sua parede.

    ResponderExcluir